Nosso grupo de pequisa
conta com os seguintes Acervos:

Folha do Norte

Jornal Folha do Norte do Paraná

Contando com apoio financeiro do CNPq e da Fundação Araucária, o Grupo de Pesquisa vem, desde 2010, desenvolvendo pesquisas e atividades de digitalização, organização e catalogação do Jornal Folha do Norte do Paraná (1962-1979), com base no acervo do Centro de Documentação da Universidade Estadual de Maringá. As edições digitalizadas do Jornal estão disponíveis junto ao Grupo de Pesquisa e podem ser consultados mediante agendamento prévio.

Está disponível o “Catálogo das Colunas Femininas do Jornal Folha do Norte do Paraná (1962-1974)”, elaborado a partir das pesquisas realizadas e sumarizando as matérias publicadas nas Colunas Femininas a partir das seguintes informações: data e página da matéria, nome da coluna, título e resumo do conteúdo, autoria e descrição da imagem, quando houver.

Título: Catálogo das Colunas Femininas do Jornal Folha do Norte do Paraná (1962-1974) Autor: Cristina Satiê de Oliveira Pátaro e Frank Antonio Mezzomo

Processos da Vara Civil da Comarca de Campo Mourão

Desde 2007, o Grupo de Pesquisa vem desenvolvendo atividades de higienização, catalogação, organização e digitalização dos autos da Vara Civil da Comarca de Campo Mourão.

A partir de 2010, com apoio da Fundação Araucária, vem sendo desenvolvido o Projeto “Organização, catalogação, descrição e digitalização dos processos da vara civil da Comarca de Campo Mourão (1962-1976)”, tendo como resultado a digitalização da totalidade dos processos, bem como a elaboração do Catálogo de Processos Civis da Comarca de Campo Mourão, disponível a seguir.

Os processos digitalizados estão disponíveis junto ao Grupo de Pesquisa e podem ser consultados mediante agendamento prévio. Já o Catálogo, publicado pela EDUEM, apresenta uma síntese do fundo documental e um detalhamento individual dos processos civis dos anos de 1962 a 1966 e 1970 a 1976 e pode ser acessado a seguir:

Título: Catálogo dos processos civis da comarca de Campo Mourão Autor: Frank Antonio Mezzomo Editora: Eduem, 2014, 489p.

Processos da Vara Civil da Comarca de Campo Mourão
Religião e política: campanha eleitorais e mandatos políticos

Acervo “Religião e política: campanha eleitorais e mandatos políticos”

O Grupo de Pesquisa Cultura e Relações de Poder tem empreendido esforços para a coleta de materiais de campanha, captados nas mídias sociais online, em especial o Facebook, de candidatos que utilizaram de capital simbólico religioso no decorrer de disputas eleitorais. O acervo conta com jingles, flyers, posts, “santinhos”, vídeos, fotos, entrevistas, entre outros materiais, que dizem respeito às eleições de Campo Mourão (2008, 2012 e 2016) e da Assembleia Legislativa do Paraná (2014 e 2018). Ao todo, o acervo contém cerca de 10 mil peças de campanha.

Ainda, o Grupo mantém em seu acervo Indicações, Projetos de Resolução, Requerimentos, Projetos de Leis e Moções dos vereadores de Campo Mourão (2013- 2016) e deputados estaduais (2015-2018; 2019-2022) eleitos que fizeram uso do capital simbólico religioso durante o mandato. O acervo está organizado parcialmente e conta com cerca de 3 mil peças.

Acervo “Juventudes e subjetividades”

O acervo conta com mais de 100 entrevistas e cerca de 3 mil questionários respondidos, realizados desde 2015, e desenvolvidos junto aos estudantes da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e da Universidade de Holguin, em Cuba. Conta ainda com survey aplicado a participantes da comunidade religiosa "Fraternidade O Caminho”, totalizando mais de 3 mil questionários respondidos por jovens de diversas regiões do Brasil.

Juventudes e subjetividades
Mesorregião Centro Ocidental do Paraná

Acervo “Mesorregião Centro Ocidental do Paraná”

Composto por diferentes tipos de documentos, como fotos, trabalho de campo, entrevistas, vídeos, recortes de jornais e revistas, entre outros, o acervo retrata eventos políticos, esportivos e religiosos da Mesorregião Centro Ocidental do Paraná, tais como:

  • Cerca de 10 mil fotos (negativos) realizadas entre os anos de 1990 e 2004 pelo Jornal Tribuna do Interior;
  • Relatórios e documentos da comissão organizadora dos Jogos Abertos do Paraná (JAPs) do ano de 1987;
  • Recortes de jornais e revistas sobre o então governador Moises Lupion e de Campo Mourão e região;
  • Fotos, vídeos e entrevistas com participantes de eventos religiosos que ocorreram no espaço público, em Campo Mourão (PR), dentre os quais estão o “Festival de Música Católica Cristo é Nosso Show”, “Dia do Evangélico” e “Cristo é Nosso Show”. O material está organizado parcialmente, e possui, atualmente, cerca de 250 peças.